Goiandira do Couto - Largo do Rosário.
Deire Assis entrevista Carlos Sena
O Popular
Qual o significado da obra de Goiandira do Couto para Goiás e o Brasil?
Carlos Sena
Goiandira do Couto foi a primeira mulher pintora do estado Goiás, e ela, já aos 16 anos encarou a pintura como ofício, mas, só vai alcançar mesmo a sua maturidade artística, quando começar enfim, a desenvolver a sua técnica de pintura/colagem com as areias coloridas da serra dourada. Desenvolveu uma temática inspirada nos tradicionais casarios coloniais, ruas e becos da Cidade de Goiás, criando uma arte que lhe conferiu um reconhecimento que se ampliou do local aos muitos admiradores no plano nacional, e conseguiu também fazer muitas incursões no colecionismo internacional, disseminando suas pinturas por diversos países do mundo.
Goiandira do Couto e Oto Marques foram os dois artistas pioneiros na representação do paisagismo no estado de Goiás, e que, se inspirando no bucolismo da antiga capital, ajudaram em muito, a criar uma identidade visual goiana na pintura do séc. XX.
O Popular
Só mais tarde Goiandira desenvolveu a técnica com areias. Isso comprova o espírito inovador e criativo desta artista?
Carlos Sena
Em 1967 exatamente quando ela tinha os seus 52 anos, ela radicalizou de vez a sua técnica, encerrando aí, a fase da pintura a óleo quando manobrava finos pincéis, passando a manipular então, as cores em estado bruto obtidas dos pigmentos minerais que coletava na serra dourada, e são estes pigmentos, que lhes escorrendo dentre os dedos, irão conferir aquela famosa luz dourada às inimitáveis paisagens goianas que pintou. São vistas de Goiás aprisionada dentro da serra dourada, e esta serra, é que além de conferir a matéria-prima inusitada para a artista se expressar, é também a fonte de onde emana a luz dourada refletida na cidade justificando aí o seu nome de “Serra dourada”, e foi esse clima dourado da Cidade de Goiás, que Goiandira do Couto magistralmente conseguiu capturar nas suas pinturas .
O Popular
A técnica pioneira de Goiandira fez seguidores?
Carlos Sena
Em todas as áreas do conhecimento, sempre que alguém cria algo novo, logo na sequência, surgem os imitadores. Com Goiandira também não foi diferente, ao longo da sua existência teve um séquito deles, eu mesmo já ví uns três ou quatro; mas, o mais importante disso tudo, será que ao contrário dela, nenhum deles alcançará reconhecimento público, e a técnica de pintura/colagem de areia, não importa quem a use, será sempre reconhecida como a técnica da Goiandira do Couto.
O Popular
Como fica a cultura de Goiás sem Goiandira?
Carlos Sena
O artista é gente, e toda gente é finita. Agora, quanto a natureza da Arte, muito antes e também pelo contrário, pretende-se eterna. Então,podemos pensar que o estado ficou mais pobre porque perdeu a grande cidadã, e a Cultura ficou enriquecida com a sua produção, e esta agora já podemos dizer, está concluída. Poderíamos dizer também, que agora a sua obra já está iniciando um outro ciclo, que é até muito maior e mais complexo, a sua produção agora trilha o caminho do reconhecimento histórico, ou da produção simbólica de uma época, engendrando assim uma dimensão que envolve ao seu legado artístico enquanto um patrimônio cultural do estado de Goiás.
Entrevista concedida no dia do falecimento de Goiandira do Couto (22/08/2011), e publicada parcialmente em O Popular de 23/08/2011, aquí exibida na íntegra.
FOTO: Marcos Lobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.